![Duas mulheres vestidas de EPIs sorriem em um ambiente externo com neve.](/globalassets/0/.com.br/sustentabilidade/les-2023/siri-todnem-nesjo-dam-rehab-project-manager-3-1-1.png?width=2400&height=360&quality=80)
5 perguntas para Siri Todnem, Gerente de Projetos Hidrelétricos na barragem de Nesjø na Noruega
Flexível, segura, e um baluarte contra os perigos de enchentes catastróficas: a estrutura das hidrelétricas desempenha um papel cada vez mais fundamental no nosso futuro energético de acordo com o Low Emissions Scenario. Nós conversamos com Siri Todnem, Gerente de Projetos no reparo de uma das maiores barragens da Noruega, para obtermos um olhar mais próximo sobre a hidro.
Siri, primeiro: quão grande é a barragem de Nesjø?
"Grande! A barragem de Nesjø tem 1 km de comprimento e 50 m de altura no ponto mais alto. Isso é aproximadamente a largura de nove campos de futebol alinhados de ponta a ponta e a altura de duas quadras de tênis de ponta a ponta, uma em cima da outra. O volume da capacidade de armazenamento é de 625 milhões de m3."
Uau, é bem grande. Você está supervisionando a reabilitação da Nesjø: o que isso significa na prática?
"A maior parte do projeto é a construção de um novo enrocamento a montante. É um processo em que grandes rochas são posicionadas em um tipo de mosaico. Requer um delicado trabalho em pedra para prevenir a erosão da colina da barragem causada pelo gelo e ondas - os invernos podem ser bem rigorosos aqui. Cada uma das pedras deve ser posicionada com precisão, uma por uma."
Quais são os maiores desafios do projeto?
"Primeiro de tudo: o clima. O trabalho da construção aqui enfrenta desafios extras comparado a um projeto localizado em áreas planas. É um clima mais rigoroso e que impõe uma época limitada para a construção. Também foi necessário realizar a drenagem do reservatório de Nesjø, e isso apresentou desafios ambientais e envolveu muito diálogo com as comunidades locais."
A energia hidrelétrica é comumente descrita como 'flexível'. O que isso significa e por que é importante?
"Então, um reservatório de água armazena a água para que possamos gerar energia, o que significa que a eletricidade pode ser armazenada para períodos em que precisamos de energia extra. Graças aos reservatórios e sua capacidade de armazenamento, a energia hidrelétrica pode ser uma fonte flexível de geração e fornecer energia mesmo quando há pouca chuva e/ou derretimento de neve."
As barragens de usinas hidrelétricas são defesas importantes contra enchentes. Como isso acontece?
"Barragens com reservatórios de água possuem capacidade de armazenamento. Como geradores de energia, podemos assegurar que temos a capacidade no reservatório para armazenar e regular a água dos rios. Isso nos ajuda a controlar a vazão para reduzir a amplitude dos danos durante uma enchente. Algo que estamos vendo frequentemente com as mudanças climáticas."
Se você pudesse contar apenas UM fato sobre a energia hidrelétrica para as pessoas, o que seria?
"Seria um dado: a energia hidrelétrica representa 94,3% da capacidade de produção da Noruega. Isso significa que a Noruega é completamente dependente da energia hidrelétrica e continuará a ser no futuro. Felizmente, não é tão triste depender da energia hidrelétrica, porque é uma das fontes de energia mais sustentáveis do mundo."
Related articles
![Uma caixa de quebra-cabeças mostra uma barragem e o texto "Power Puzzle"](/globalassets/0/.com.br/sustentabilidade/les-2023/power-puzzle-solar_featured-content_750x620.jpg?width=1280&quality=80)
Se o Low Emissions Scenario da Statkraft fosse um quebra-cabeça, essas seriam as peças das quais precisaríamos
Como qualquer bom quebra-cabeça, esse é complexo. Para entendermos melhor, convidamos o analista sênior, Espen Bakken Waagø-Wiborg, para nos ajudar a montá-lo, analisando todas as onze peças necessárias para alcançarmos uma transição energética bem-sucedida.
Leia mais aqui
![Um retrato de homem sorrindo em um parque solar](/globalassets/0/.com.br/sustentabilidade/les-2023/les-2023-solar-mythbusting-featured-image-paolo-pizzorni.png?width=1280&quality=80)
Os mitos mais comuns sobre a energia solar...e por que não são verdadeiros
Para nos aprofundarmos nos 3 mitos mais comuns sobre a energia solar, nós requisitamos a ajuda do Gerente de Engenharia Solar, Paolo Pizzorni, que depois de 15 anos no setor de energia renovável (e centenas de MW de energia solar sob o seu nome) está mais do que pronto para desbancar esses mitos.
Conheça o Paolo aqui